A abertura da Semana Acadêmica para alunos da Veterinária e Agronomia contou com palestra do presidente do Sindicato, que virou um bate papo

26/09/2023 - 21:30

Presidente do Sindicato Rural de Catalão abre a Semana Acadêmica da UNA com palestraO presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, foi convidado pelo Centro Universitário UNA, a participar da abertura da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e Agronomia (IV SAMEVA) voltada às turmas dos cursos de Veterinária e Agronomia. A abertura do evento aconteceu ontem e Renato conduziu sua palestra em um bate papo, com direito a responder a perguntas feitas pelos alunos relacionadas ao setor do Agro.

Renato falou de vários assuntos. Um deles, foi o crescimento da produção de soja no Brasil, ultrapassando os Estados Unidos que sempre dominaram o setor. Em sua introdução, fez questão de ressaltar que no início de sua gestão à frente do Sindicato, notou que Catalão não figurava no cenário goiano, merecidamente, na sua produção agrícola. “Ao visitar outras cidades, percebia que o centro das atenções do setor do Agro em  Goiás, sempre foram municípios como Rio Verde e Jataí. Foi aí que percebi que havia necessidade de colocar Catalão na posição de destaque também”, disse Renato. Entre as novidades elaboradas para a mudança do cenário, foi a edição Colheita de Soja, que aconteceu em Catalão, há dois anos. Foi a primeira vez que a festa aconteceu na cidade, reunindo produtores e empresas do ramo de várias partes do país, palestrantes de renome nacional para discutirem o cenário para o país. O Governador Ronaldo Caiado também prestigiou o evento.

“Eu queria para o Sindicato e para a cidade, uma classe do Agro mais atuante. Então, na minha gestão, procurei com esse perfil”, disse. Os cursos realizados em várias cadeias produtivas em parceria do Sindicato com o Senar também alavancou o número de filiados. Só de Janeiro até o início de setembro foram mais de 100 cursos, alcançando um número de mais de 1mil pessoas qualificadas ou capacitadas para o mercado de trabalho. “Tivemos em um mês, 30 cursos realizados. Isso nos orgulha muito em contar”. A realização de um programa que de Assistência Técnica e Gerencial para o produtor é outro fator.  O técnico de Campo, Djalma, comentou para os estudantes, que é o responsável pela cadeia de apicultura. Hoje são 30 produtores atendidos. Ele reforçou que o Sindicato é a casa do produtor e que é preciso que até os estudantes das duas áreas devem conhecer. Ele contou um pouco também dos cursos realizados gratuitamente para a comunidade.

A mudança de perfil também da ExpoCatalão foi outra decisão que deu certo, segundo ele. A festa passou a ser temáticas: Faroeste, La Vegas e A roça não para. “E começamos a visitar grandes festas agropecuárias no Brasil. Estivemos em Uberlândia, Jaguariúna, Barretos para vislumbrarmos outros formatos”. De acordo com ele, das três festas com temas variados, a de 2023, foi a mais impactante. “Queríamos mostrar com o slogan A Roça Não Para, que o setor do Agro não para em hora nenhuma. Nem na pandemia, quando o setor continuou a produzir para não faltar comida na mesa das pessoas”. Com todo trabalho dinâmico e inovador, o Sindicato deu um salto gigantesco em seu número de filiados: de pouco mais de 200 em 2018 para mais de 1mil em 2023.

Data: 26/09/2023 - 21:30