O Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema Faeg / Senar, em parceria com os Sindicatos Municipais, desde que foi criado em 1995. Goiás se espelhou no Estado do Paraná, com o objetivo de orientar os trabalhadores rurais para o uso sustentável, no meio rural, ao lado da conscientização que vem desde as crianças.
Com isso, os Sindicato matêm parcerias também , desde 2008, quando foi realizada a primeira edição, envolvendo as escolas da rede municipal de ensino, visto que essa faixa etária criará um novo conceito de agricultura sustentável. O Programa é realizado com parceria com a rede municipal de ensino e privada, além de outrsos parceiros. E se o projeto é desenvolvido com crianças, os educadores também são envolvidos, trabalhando com temáticas diferentes a cada ano. Ele é desenvolvido em categorias como desenho, redação entre outras. Todas passam por um crivo de analisadores. Os melhores trabalhos são premiados, tanto os alunos quanto os processores. Catalão tem sido, proporcionalmente, uma das cidades que é vencedora (ainda não em primeiro lugar, mas em quantidade) proporcionamente.
Objetivo geral:Incentivar a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes.
Objetivos específicos:Promover novas práticas pedagógicas;
Despertar iniciativas empreendedoras;
Contribuir para a formação integral do cidadão;
Contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, com os sujeitos realizadores da história atual;
Promover maior integração entre escolas, professor, aluno e comunidade;
Difundir aspectos relativos ao agronegócio na comunidade escolar, primando pela sustentabilidade e qualidade de vida.