Fórum vai discutir Goiás livre de Aftosa sem vacinação

10/12/2020 - 10:15

Fórum vai discutir Goiás livre de Aftosa sem vacinaçãoSerá realizado amanhã, dia 11, o 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, um evento que é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sistema Faeg Senar e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec). O evento será online e gratuito e será transmitido pelo canal do Youtube: www.youtube.com/seapagoias.

O objetivo será debater o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) para Goiás com palestras de panorama de sua evolução do status no estado. O objetivo geral do Plano é criar e manter condições sustentáveis, garantindo o status de país livre da febre aftosa, ampliando assim, as zonas livres sem vacinação. Goiás faz parte do Bloco VI em que sua mudança estava programada para maio de 2021, mas por conta da pandemia, o cronograma do Ministério da Agricultura foi alterado. Mesmo assim, Goiás mantém as ações previstas pelo Plano Estratégico.

O Estado possui o 2º maior rebanho bovino do País, ultrapassando a marca de 22 milhões de cabeças. A bovinocultura, tanto de corte quanto de leite, está difundida em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, gerando emprego e renda no campo e na cidade.

Programação completa - 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação
14h - Abertura
14h30 - Situação da Febre Aftosa e os avanços do Plano Estratégico no Brasil - Méd. Vet. Ana Carla Vidor (Mapa)
15h30 - Ações para implantação do Plano Estratégico no Estado de Goiás - Méd. Vet. Antônio do Amaral Leal (Agrodefesa)