Conab prevê novo recorde na safra

11/09/2020 - 11:45

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou este mês, sua atualização para safra 2019/2020. Os números saltaram de 253,7 milhões de toneladas de grãos para 257,8 milhões. O aumento é de 1,68%.

A justificativa para os novos números, segundo a companhia é o aumento da área plantada de 4,2% e a produtividade de 0,3%. E, segundo os dados, ainda faltam contabilizar os resultados das culturas de inverno, principalmente o trigo, que passam por etapas que vão da fase vegetativa à finalização de colheita.

Segundo a Conab, a soja, que situa o país no patamar de maior produtor mundial, garante um novo recorde com a produção estimada em 124,8 milhões de toneladas e ganho de 4,3% em relação à safra 2018/2019. O milho está com a mesma expectativa, que deve chegar a mais de 102 milhões de toneladas, faltando ainda a contabilização da produção de Sealba, Pernambuco e Roraima. A participação desses estados deve ser em torno de 1,7%. A primeira safra já foi colhida e a segunda está em finalização.

O algodão em pluma é outro destaque na produção, segundo a Conab. A produção deve chegar a 2,93 milhões de toneladas, com crescimento de 4,2% acima do período anterior. O dado positivo se deve aos investimentos feitos nessas lavouras e ao clima.

Para o arroz fica o registro produtivo de 11,2 milhões de toneladas e crescimento de 6,7% em relação à última safra. Com colheita praticamente finalizada, 10,3 milhões de toneladas estão em áreas de cultivo irrigado e cerca de 900 mil toneladas em plantio de sequeiro. E a produção de feijão deve totalizar de 3,23 milhões de toneladas, principalmente o feijão comum cores, com aumento de 6,4% em relação à safra anterior.

As culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale) devem alcançar crescimento de 11,6% na área de cultivo, com destaque para o trigo, que apresenta expansão de 14,1%, situando-se em 2,33 milhões de hectares e, produção, dependendo do comportamento climático, de 6,8 milhões de toneladas.

Data: 11/09/2020 - 11:45