Valor Bruto de Produção agropecuária deve crescer 12,1% em relação a 2019, em Goiás

15/10/2020 - 11:30

Levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Agrícola, feito no mês de outubro mostra que a estimativa do Valor Bruto de Produção em Goiás deve aumentar mais 12,1%. Em números reais, o VBP deve chegar a R$ 4,3 bilhões, 15,4% a mais se comparado a 2019.

O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao valor bruto dentro do estabelecimento. Segundo o levantamento, os maiores destaque são a soja, em primeiro lugar com alta de 39,8%, totalizando R$ 20,7bilhões. Já a produção bovina deve participar com 50% da pecuária goiana e 9,3% do VBP nacional, somando R$ 10,7bihões.
"Os números confirmam a vocação agropecuária do Estado de Goiás, que ano a ano vem se destacando quando o assunto é produção do campo. Certamente, com as políticas públicas de incentivo e valorização da produção, nossos resultados continuarão sendo destaque no cenário nacional", afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Segundo ele, a safra recorde de grãos e o empenho dos produtores mesmo diante da crise sanitária mundial foram fundamentais para estimular o setor e atrair recursos para o Estado de Goiás.

Arroz e feijão
Quando se analisa o VBP de 2020, as estimativas para o arroz chamam a atenção, com expectativa de crescimento de 17% em relação à 2019, em um total de R$ 114,0 milhões. O feijão, também indispensável no prato brasileiro, deve perceber alta de 6% em relação a 2019, sendo que a produção goiana compõe 11,3% do VBP nacional do grão, reforçando Goiás como terceiro maior produtor nacional.

Mais informações: https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/3488-valor-bruto-de-produ%C3%A7%C3%A3o-de-agropecu%C3%A1ria-deve-crescer-12,1-em-rela%C3%A7%C3%A3o-a-2019,-em-goi%C3%A1s.html

Data: 15/10/2020 - 11:30