Vacina contra Febre Aftosa atinge quase 100% do rebanho em Goiás

O relatório da 1ª fase da vacinação aponta que 99,39% do rebanho em Goiás foi imunizado.

10/08/2020 - 10:30

Vacina contra Febre Aftosa atinge quase 100% do rebanho em Goiás
O relatório da 1ª fase de vacinação contra Febre Aftosa em Goiás já foi concluído e encaminhado ao Ministério da Agricultura. O estado atingiu 99,39% de imunização do rebanho, chegando a 22.497.242 bovinos e bubalinos.

Os números são comemorados pelo governo, por meio da Agrodefesa, levando em conta o período de pandemia que vivemos. “Conseguimos superar a meta estabelecida pelo Ministério, que deve ser superior a 90%, mas fomos muito além, chegando muito próximo de 100%”, afirma o presidente, José Essado.

A expectativa é que a próxima etapa de vacinação aconteça com novas regras estabelecidas para a retirada das vacinas, que estão estabelecidas na Instrução Normativa nº 48/2020. E a previsão é de que em Goiás e outros nove estados que fazem parte do Bloco IV, a obrigatoriedade da vacina seja mantida até maio de 2021. A pandemia fez com que o prazo para suspensão fosse dilatado até o ano que vem, envolvendo as duas etapas: em maio e novembro.

No início de 2021 haverá nova reunião para avaliação do quadro, a fim de fixar o calendário de suspensão da vacina, o que deverá ocorrer em 2022.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

Mais detalhes no link: https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/3401-relat%C3%B3rio-final-aponta-que-%C3%ADndice-de-vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-febre-aftosa-chegou-a-99,39-em-goi%C3%A1s.html

Data: 10/08/2020 - 10:30