IPEA divulga números positivos da agricultura para 2021

Uma projeção de crescimento de 3,2% para o PIB agropecuário de 2021.

28/08/2020 - 17:00

IPEA divulga números positivos da agricultura para 2021
Uma projeção de crescimento de 3,2% para o PIB agropecuário de 2021. Essa estimativa é do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada recentemente em evento online com o Ministério da Agricultura e o Cepea/Esalq-USP.

Segundo o Instituto revelou, o setor agropecuário foi o único a ter indicadores positivos em 2020, visto que o consumo de alimentos aumentou durante a pandemia. O desempenho deve ser sustentado principalmente pela lavoura, que tem estimativa de crescimento de 3% para 3,6%. Ainda de acordo com os números, a pecuária deve recuar 2,8% devido à queda prevista para a produção de carne bovina.

Outra notícia revelada depois do evento, é que os preços do cloreto de potássio (KCL), caiu mais de 10% durante a pandemia, mesmo com o dólar em disparada. O KCL é um dos principais fertilizantes de soja e milho usados nas lavouras brasileiras. Isso reduziu os custos de produção destes principais ativos de exportação brasileira, segundo os pesquisadores.

O Ministério da Agricultura informou ainda que durante a temporada 2019/20, mais de 1 milhão de apólices de seguro rural já foram contratadas. O número é um recorde e representa R$ 1 bilhão em recursos do Governo Federal.

Fonte: https://sistemafaeg.com.br/faeg/noticias/agro-em-alta/ipea-mapa-e-esalq-trazem-dados-animadores-para-o-setor-agricola-brasileiro-em-2020-

Data: 28/08/2020 - 17:00