Governo de Goiás monitora movimento de nuvem de gafanhotos

A preocupação é que os gafanhotos cheguem ao país, vindo até o Centro Oeste

30/06/2020 - 10:45

A preocupação do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, é que a nuvem de gafanhotos que hoje está na Argentina, pode chegar ao Brasil pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando ao Paraná e atingindo até a região Central do Brasil, em especial os Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás. O presidente da Agência, José Essado, diz que a probabilidade é pequena, mas os técnicos avaliam a situação, se preparando de acordo com orientação técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na semana passada, profissionais da Agrodefesa participaram de uma reunião remota organizada pelo Departamento de Defesa e Agropecuária da secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. O objetivo foi uma troca de informações, para nivelá-las e saber das ações que podem ser tomadas caso a nuvem chegue ao Brasil. Por enquanto, o risco de os gafanhotos chegarem ao país é baixo, graças ao clima frio e chuvoso na Argentina e no sul do Brasil.

Segundo a Secretaria de Agricultura de Goiás, o problema é acompanhado em tempo real por técnicos do Mapa, em conjunto com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), pelo Serviço Nacional de Agropecuária da Bolívia (Senasag) e pelo Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal do Paraguai (Senave) e serviços estaduais de Defesa Agropecuária. Tanto que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o Mapa declarou, por meio da Portaria nº 201, de 24 de junho de 2020, emergência fitossanitária devido ao risco real de surto de gafanhotos nas áreas produtoras. Além disso, o Ministério avalia a possibilidade de registro emergencial em caráter temporário de produtos comerciais (inseticidas) para uso em pulverizações aéreas, com capacidade de controlar os gafanhotos, já que não existe produto específico registrado para esse tipo de problema no Brasil.

Data: 30/06/2020 - 10:45