Encerra dia 31 o calendário de semeadura de soja de verão

A medida é para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja

29/12/2020 - 10:45

Encerra dia 31 o calendário de semeadura de soja de verãoO calendário de semeadura da soja, safra verão 2020/2021, termina no próximo dia 31 de dezembro. A informação é do Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, e vem sendo adotada desde a safra 2014/2015.

A medida, segundo a Agrodefesa, é para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja. Pelo curto espaço de tempo na semeadura, que vai de 1º de outubro a 31 de dezembro, os produtores precisarão usar menor quantidade de fungicidas, inibindo também a seleção de fungos resistentes aos defensivos, justifica a Agência.

Caso haja alguma incidência da praga da ferrugem asiática da soja, a Agrodefesa deve ser comunicada de imediato, como determina a normativa.
O artigo 2º da Instrução Normativa nº 8/2014 estabelece a obrigatoriedade do cadastramento das propriedades e áreas produtoras de soja na Agrodefesa, o que deve ser feito até 15 dias após a semeadura. O cadastro deve ser por meio eletrônico, no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br). São os responsáveis pelo cadastramento, qualquer produtor de soja, seja ele proprietário da área plantada, arrendatário ou detentor de qualquer título de propriedade.

Mais informações: https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/3587-calend%C3%A1rio-de-semeadura-da-soja-na-safra-de-ver%C3%A3o-termina-dia-31.html

Data: 29/12/2020 - 10:45