Atenção: Santa Catarina mantém proibição de entrada de gado de outros estados

Decisão é mantida mesmo com a normativa nº 48/2020 do Ministério da Agricultura

22/07/2020 - 14:15

Atenção: Santa Catarina mantém proibição de entrada de gado de outros estadosA Secretaria de Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina informou que gado de outros estados estão proibidos de entrar no  Estado. A determinação vale mesmo depois da normativa nº 48/2020 do Ministério da Agricultura, que traz novas diretrizes para a vigilância da febre aftosa.

“A IN 48 estabelece a possibilidade de transporte de animais suscetíveis à febre aftosa entre os estados, porém em Santa Catarina nós temos uma lei estadual que proíbe a entrada de bovinos e bubalinos de outros estados, que ainda não sejam reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença sem vacinação”, explicou em nota o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa. “É importante que os produtores saibam que essa instrução normativa do Ministério da Agricultura não irá se sobrepor à lei estadual.” Segunda a secretaria, só está autorizado o ingresso de bovinos e bubalinos nascidos ou de outra zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecida pela OIE. Além disso, devem ter a identificação individual e terem comprovante que vêm de uma zona livre da doença.

Mais informações: https://www.canalrural.com.br/noticias/aftosa-santa-catarina-proibicao-bovinos/

Data: 22/07/2020 - 14:15