Agrodefesa alerta a todos que trabalham com agrotóxicos devem se cadastrar

O prazo para o cadastramento vai até o mês de outubro deste ano.

08/01/2021 - 10:00

Agrodefesa alerta a todos que trabalham com agrotóxicos devem se cadastrar
Todos os trabalhadores rurais que lidam diretamente com aplicação de agrotóxico e também no preparo na lavoura comercial, têm que ser cadastrados na Agrodefesa, por meio do SIDAGO (Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás). O prazo para o cadastramento vai até o mês de outubro deste ano.

A obrigatoriedade faz parte da Instrução Normativa nº 3/2019 da Agência, dispositivo legal que criou o Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (SIGEA), publicada em 2019 estabelecendo 2 anos para adequação. A exigência é que o trabalhador que vá manusear o produto, faça um treinamento sobre a aplicação, preparação da calda e também de prevenção de acidentes.

Campanha

A Gerência de Fiscalização Vegetal e da Coordenação de Agrotóxicos, da Agrodefesa, já realiza campanha para orientar os trabalhadores sobre as providências. É preciso, porém, fazer um cadastro, disponível no escritório da Agrodefesa. Para formalizar o cadastro, o trabalhador precisa apresentar nome completo, CPF, RG, número de telefone fixo e/ou móvel, e-mail e endereço, além do certificado de qualquer curso, treinamento ou capacitação na área.

As informações devem ser repassadas assim que houver alguma mudança. Caso ele recusar, pode sofrer penalidades, previstas no parágrafo 5º do artigo 15, do Decreto 6.295, de 16 de novembro de 2005.

Mais informações: https://www.agrodefesa.go.gov.br/noticias/890-preparadores-de-calda-e-aplicadores-de-agrot%C3%B3xicos-precisam-ter-cadastro-na-agrodefesa.html

Data: 08/01/2021 - 10:00