A Agrodefesa reduz vazio sanitário da soja em Goiás

A Agrodefesa antecipou a semeadura de seja para o dia 25 de setembro

19/08/2020 - 14:30

A Agrodefesa reduz vazio sanitário da soja em GoiásA Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) emitiu sua decisão hoje, 19, autorizando a antecipação da semeadura de soja para o dia 25 de setembro. Com o novo calendário, o vazio sanitário iniciado dia 1º de julho que seria válido até dia 30 de setembro foi reduzido em 6 dias.
A medida foi regulamentada pela Instrução Normativa nº 07/2020, que tem caráter excepcional, com validade somente para o período da safra de soja 2020/2021.

Para antecipar o plantio da soja nos cultivos de verão, a Agrodefesa levou em consideração pedidos de várias entidades representativas do produtor rural: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Associação dos Produtores de Soja, Milho e outros grãos Agrícolas (Aprosoja Goiás) e Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa). Juntas, apresentaram justificativas técnicas após o tema ser debatido em reunião que teve a participação dessas entidades e também da Associação Goiana dos Produtores de Sementes e Mudas (Agrosem), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da própria Agrodedesa.

Vazio sanitário

O vazio sanitário da soja precisa ser cumprido até o dia 24 de setembro, período no qual não pode haver plantas voluntárias (ou tigueras) de soja em áreas que foram cultivadas na safra de verão. A medida é regulada pela Instrução Normativa n° 08/2014, que fixa o calendário do vazio de 1º de julho até 30 de setembro, com excepcionalização na safra passada e neste ano também. O principal objetivo do vazio é reduzir a possibilidade de incidência precoce da ferrugem asiática nos cultivos da safra de verão. Isso porque, sem planta hospedeira, ocorre a redução da quantidade de uredósporos do fungo no ambiente durante a entressafra. A medida é adotada em Goiás desde 2006 e os resultados são muito positivos.

A Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa fiscaliza as áreas cultivadas com soja para verificar o cumprimento da medida. O mais importante, porém, é que os produtores se conscientizem sobre a importância do vazio e eliminem todas as plantas voluntárias da safra anterior. Com isso, há um atraso no surgimento da ferrugem asiática na safra seguinte, o que exigirá menor número de aplicações de fungicidas e menos gasto para o produtor.

Link: https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/3419-governo-de-goi%C3%A1s,-por-meio-da-agrodefesa,-atende-produtores-e-reduz-vazio-sanit%C3%A1rio-da-soja-em-seis-dias.html

Data: 19/08/2020 - 14:30